sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curiosidades

Elementos das invenções de da Vinci:

     Estes são os mecanismos base para a maioria das invenções de da Vinci. Já eram usados já antes do seu nascimento, mas este utilizou-os de forma engenhosa e inovadora nos seus planos. Funcionam à base de alterações na distância ou direção da força de forma a tornar o trabalho mais fácil.

Roda e eixo

Neste mecanismo a roda é presa a um eixo central, para que quando um gira sobre si próprio o outro é obrigado a executar o mesmo movimento. Um longo movimento da roda é convertido num movimento mais pequeno mas mais forte no eixo, e vice-versa.

Sistema de Roldanas

Uma roldana reverte a direção de uma força. Mas quando duas ou mais são montadas, permitem levantar pesos com forças menores. Em troca, a corda tem que percorrer uma distância maior que a carga.




Cunha

Uma cunha é uma peça de metal, madeira ou outro material resistente em forma de primas agudo. Ela converte a força aplicada num movimento de separação que a torna útil em quase todas as máquinas de cortar.







   Parafuso

Tem um núcleo cilíndrico, rodeado de uma saliência em forma de hélice. Ao rodar transforma o movimento rotativo num movimento para a frente ou para trás.







      Alavanca

A alavanca é uma barra que é usado preso num ponto fixo sobre o qual tem um movimento rotativo. Este movimento pode ser usado ou para multiplicar a força mecânica que é aplicada na extremidade contrária da barra, ou a distância ao longo da qual a força é aplicada, consoante a localização relativa do ponto fixo.

                                                                      



Outros elementos: Apesar destes maquinismos terem sido também inventados antes do tempo de da Vinci, ele fez experiências com eles que culminaram em alterações no seu funcionamento para melhorar a sua eficácia ou adaptar a novos usos. Muitas das suas engenhosas máquinas derivaram da genial combinação destes mecanismos.

Engrenagem

Engrenagens são um conjunto de rodas dentadas que se ligam de forma a transferir movimento e força. Em qualquer par de rodas, a maior irá girar mais lentamente, mas com maior foça que a pequena. Cada roda tem um movimento simétrico à roda anterior na engrenagem.




Engrenagem cônica

Engrenagens cônicas encaixam com um certo ângulo para mudar a direção a rotação. Como o seu nome indica, as rodas dentadas têm formato cônico, o que dificulta bastante a produção e montagem deste tipo de engrenagens pois requerem muita precisão.





Cremalheira

A cremalheira é uma combinação de uma roda dentada com um trilho dentado, sendo assim possível converter movimento rotativo em reclíneo, ou vice-versa.





Pistão

Um pistão é uma roda com uma barra presa por uma dobradiça. A roda ao girar impulsiona a barra para trás e para a frente devido ao movimento imposto na dobradiça.






Catraca

Uma catraca é um dispositivo que permite a uma roda dentada girar apenas numa direção. A catraca desliza ao longo da roda, mas se esta tenta mudar o sentido da rotação ele bloqueia o movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário